Reprodução – resenha

outubro 24, 2013 § Deixe um comentário

Eu não li o Filho da Mãe, livro do Bernardo Carvalho muito elogiado e também parte da coleção Amores Expressos. Nem quando eu o vi traduzido para o francês – o que é um grande mérito, atravessar o oceano um autor brasileiro. Sempre esteve na lista de próximo, mas passando na frente da loja da Companhia das Letras vi a capa do novo trabalho do autor “Reprodução” a capa com a faixa verde-acqua e uma grande muvuca parecendo um parlamento ou uma bolsa de valores. Chamou minha atenção e decidi não perder tempo, queimando a fila, peguei o livro para devorar em apenas 2 dias.

reprodução bernardo

Devo dizer que foi difícil terminar o livro, quase desisti. A narrativa se mostrou muito diferente do que estava descrito na contracapa. Tipo aqueles casos onde o trailler é melhor que o filme, nest caso a orelha é melhor do que o romance . Não que o livro seja ruim! Mas no resumo do livro algums pontos são levantados com ênfase quando não passam de meros detalhes na narrativa. Defender o “típico personagem da nossa era” é um exagero sem tamanho, até por que não acho que ninguém irá se identificar com o personagem, ainda mais por que “o comentarista de blogs e portais da internet” fala muito pouco sobre ele. Melhor definido mesmo como “vive entre a realidade e a paranóia”.

A narrativa, em discurso direto, me lembrou Meursault, herói do livro de Camus, L’etranger. Livro que exige fôlego para ler, tamanho absurdo o desencadear de idéias do personagem. No livro de Bernardo o fôlego precisa ser ainda maior, pois o primeiro capitulo se arrasta por 50 paginas de um monólogo paranóico. No segundo capítulo, outra longa dose no mesmo estilo… só que sem saber direito pra que serve na trama, a vontade é de pular as paginas.

Entertanto, mesmo com um caminho tão difícil, ao final da leitura a sensação é de termos feito uma viagem profunda. O “estudante de chinês” conseguiu deixar sua marca, o texto consegue se sustentar como um retrato louco destes tempos loucos. Posso então recomendar a leitura deste livro, e que seja feita de maneira rápida, uma sentada pra cada capítulo, pulando algumas páginas se lhe convir. Pois é um livro capaz de nos fazer sentir mudados.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Reprodução – resenha no Leonardo Bandeira.

Meta

%d blogueiros gostam disto: