Houellebecq – livro e filme 1

março 21, 2013 § Deixe um comentário

Extensão do Domínio da Luta é um livro seminal, fundamental. Seu discurso cínico representa e denuncia o modo de vida do europeu pós 1990 – e por tabela, todos nós.

extension

Se o personagem é misógeno e antissocial, reconhecemos nele coisas que tentamos esconder em nós mesmos. Em sua edição inglesa recebeu o título de “whatever”, muito de acordo com a trama mas que poda um dos principais conceitos do discurso do autor; o domínio da luta versus o domínio da norma. O livro tem cara de romance de estreia com uma estrutura mais simples e rebelde do que o autor viria a desenvolver nos romances posteriores e em algumas passagens parece um manifesto. Em um dos momentos mais inspirados o autor elabora uma teoria completa do liberalismo, tanto econômico quanto sexual. Logo no primeiro capítulo ataca “les ultimes résidus, consternants, de la chute du féminisme.” Lançado no brasil pela editora Sulina, tem uma tradução muito competente de Juremir Machado da Silva, que mesmo não contemplando inteiramente o estilo do texto francês, aproxima muito a linguagem de Houellebecq ao português brasileiro, fazendo esquecer, às vezes, que se trata de texto traduzido.

 Lembre-se, mais uma vez, da sua entrada no domínio da luta.

extensao do dominio da luta

O filme Extension Du Domaine De La Lutte foi lançado em 1999 adaptado por Philippe Harel e o próprio Michel Houellebecq. Direto ao ponto, o filme é bem ruim. Exatamente por se manter próximo demais do livro. O protagonista imita a persona de Houellebecq até no modo de fumar, e ao longo de duas horas de duração escutamos dois (!!) narradores lendo trechos do livro. Falta linguagem cinematográfica. A fotografia é escura e atuação deixa a desejar, devido talvez à falta de ação em tela. O filme é bom apenas como sonífero.

 *consegui o filme pela internet, não há legendas em português nos sites mais populares e não sei se ele já passou ou se foi lançado no brasil.

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Houellebecq – livro e filme 1 no Leonardo Bandeira.

Meta

%d blogueiros gostam disto: