Talvez uma grande surpresa

janeiro 12, 2012 § 1 comentário

Um post rápido para falar novamente de Martin Page – ver posts anteriores. Escrevi lá atrás que o livro Como Me Tornei Estúpido era disparado o melhor livro do autor. Entretanto, não posso afirmar isto facilmente depois de de ter pego (novamente na Livraria Cultura) o livro Peut-etre une Histoire d’Amour – lançado pela rocco como Talvez Uma História de Amor. Acontece que este era exatamente o livro que eu queria ler após ter conhecido o Martin Page. A ironia, o humor sarcástico, o duplo sentido de Como Me Tornei Estúpido estão aqui em sua melhor incarnação. A trama, um pouco absurda a princípio, leva o personagem Virgile a uma profunda reavaliação de si mesmo e de seus objetivos em vida. As neuroses do personagem são como um cartum; tem traços exagerados mas nos reconhecemos imediatamente nele.

…atenção! A capa bonita e o titulo fez muita gente pegar este livro de maneira desprevenida, esperando uma historia agua-com-açucar e happyending, gerando uma leva de comentários negativos no Skoob, geralmente postados por leitoras que deram nota máxima a livros de Nicholas Sparks, Marian Keyes e etc. Trata-se no fundo do conflito expectativa x realidade. Mas nós leitores não devemos esperar que um livro nos dê exatamente aquilo que esperamos. Temos que estar abertos a novas descobertas, estilos diferentes, novas propostas… as reclamações chegam ao cúmulo de dizer “eles não ficam juntos no final!” Aí agente vai ter que concordar com o rubens ewald filho da literatura – Harold Bloom – ao dizer que Harry Potter só irá gerar novos leitores de Harry Potter. Temos que estar abertos a novas experiências, sair do círculo, seja ele literatura fantasiosa, romantica, ou até cabeça-dura.

Enfim, recomendadíssimo para todos! Todos mesmo!

A capa da J’Ai Lu é lindissima. comparei a tradução em alguns trechos, é uma boa tradução dentro do possível, mas alguns jogos de palavras e ironias inevitavelmente perdem um pouco de graça em português.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , ,

§ Uma Resposta para Talvez uma grande surpresa

  • Lorena Rocco disse:

    A capa francesa é mais bonita! *-*
    Quero ler como me tornei um estupido, esta na minha lista… super verdade: “…atenção! A capa bonita e o titulo fez muita gente pegar este livro de maneira desprevenida, esperando uma historia agua-com-açucar e happyending, gerando uma leva de comentários negativos no Skoob, geralmente postados por leitoras que deram nota máxima a livros de Nicholas Sparks, Marian Keyes e etc.”

    Adorei a resenha
    =*
    milalices.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Talvez uma grande surpresa no Leonardo Bandeira.

Meta

%d blogueiros gostam disto: